Criar uma Loja Virtual Grátis

O Armazenamento

O Armazenamento

A Norma Regulamentadora NR20 assim como a NBR 7505 da ABNT, são normas brasileiras aplicáveis ao armazenamento de petróleo e seus derivados líquidos inclusive gasolina.

No armazenamento de gasolina, cuja classificação para efeito de armazenagem se enquadra na classe 1A(líquido inflamável), as providências listadas a seguir são básicas para garantir um mínimo de segurança para as instalações de sua empresa, para as pessoas que trabalham nela e para o meio ambiente:

  1. Dote o local onde estão instalados os tanques, aéreos ou verticais, de diques que formem uma bacia de contenção do produto ou de canais de fuga que conduzam para uma bacia de contenção à distância.
  2. Providencie o aterramento dos tanques de armazenamento de gasolina.
  3. Antes de instalar tanques enterrados, execute nos mesmos teste de estanqueidade e somente faça a instalação se nenhum vestígio de vazamento for detectado.
  4. Dote os tanques de armazenamento enterrados de um sistema de proteção adicional contra o ataque corrosivo do solo.
  5. Ao usar tanques enterrados para armazenamento de derivados de petróleo, adote um eficiente controle de estoque.
  6. Estabeleça uma rotina de execução periódica de testes de estanqueidade nos tanques enterrados. Isso garantirá a detecção de pequenos vazamentos, normalmente não perceptíveis pelo controle de estoque.
  7. Evite a exposição da gasolina ao calor ou chamas expostas.

Um cuidado especial que devemos ter é com o envelhecimento da gasolina, pois, ela sofre oxidações que a degradam, levando à formação de goma que, é prejudicial ao motor. Para evitar que o produto deteriore, os seguintes cuidados devem ser observados:

  1. Não estocar gasolina por muito tempo
  2. Não usar vasilhame, conexões, válvulas, telas, filtros ou tubulação de cobre, bronze ou latão.