Curiosidades
Um litro de gasolina na Venezuela custa, há 10 anos, entre três e quatro centavos de dólar. Um refrigerante custa 20 vezes mais, uma garrafa de água 25 vezes e um xícara de café expresso na padaria 30 vezes mais. Uma pessoa pode deixar de gorjeta ao rapaz que limpa o pára-brisa e mede a pressão dos pneus em um posto de serviço mais dinheiro do que paga para encher o tanque de seu veiculo.
O preço mínimo registrado no país para o álcool foi de 1,37 real por litro, registrado no estado de São Paulo. O preço máximo foi de 2,99 reais por litro, verificado no Rio Grande do Sul. Na média de preços, o menor preço médio foi 1,589 real por litro, apurado em Mato Grosso; e o maior, em Rondônia, a 2,649 reais por litro.
O advento dos veículos Flex Fuel gerou um aumento significativo no consumo de álcool hidratado no Brasil: 4,3 bilhões de litros em 2003 para 15 bilhões de litros em 2010. Cabe destacar que nos EUA a frota deste tipo de veículo é superior a 7 milhões de unidades que podem ser abastecidas com qualquer mistura de E-85 (85% de etanol e 15% de gasolina) e gasolina. Outros países como Suécia, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Inglaterra e Canadá estão incentivando o uso de veículos Flex Fuel.